
Djamila Ribeiro
Articles
-
Dec 5, 2024 |
www1.folha.uol.com.br | Djamila Ribeiro
As pessoas mais jovens certamente não vão se lembrar e as que já viveram tanto quanto eu podem ter se esquecido. Mas, em 31 de março de 1997, o Brasil parou estarrecido com as cenas de extorsão, espancamento e extermínio praticadas por agentes do 24º Batalhão da Polícia Militar na entrada da Favela Naval, em Diadema, na Grande São Paulo. O "Caso Favela Naval" repercutiu nacionalmente e projetou o repórter que fez a denúncia para o estrelato das notícias.
-
Nov 28, 2024 |
www1.folha.uol.com.br | Djamila Ribeiro
O candomblé é vivo, rico em tradição e complexidade, onde cantigas, rituais e orixás constituem uma estrutura sedimentada que se mantém reconhecível em qualquer terreiro. Certos aspectos litúrgicos são universais: tudo que pertence a Oxalá, por exemplo, rejeita o dendê, pois este elemento, ao invés de harmonizá-lo, o desestabiliza. Mas há certas divergências que, ao serem exploradas, nos ensinam muito.
-
Nov 14, 2024 |
www1.folha.uol.com.br | Djamila Ribeiro
Ignácio de Loyola Brandão é um trovador moderno que entendeu Araraquara, no interior paulista, e o Brasil ao longo de uma carreira repleta de feitos e reconhecimentos. Então, se quase ninguém à época dos anos 1950 poderia imaginar que aquele filho de um ferroviário e de uma dona de casa —que observava com fascínio os bailes do Clube Araraquarense, mesmo sem poder entrar— se tornaria o grande cidadão e cronista de sua cidade natal em toda história, talvez ele mesmo sempre soubesse.
-
Oct 31, 2024 |
www1.folha.uol.com.br | Djamila Ribeiro
Tenho tido semanas de muitos encontros em Nova York. Estou na cidade desde agosto para lecionar pelo semestre na New York University (NYU). Durante este outono, ocupo a cátedra Andrés Bello como professora convidada e tenho orçamento e equipe para organizar eventos. É uma experiência inédita para mim e uma oportunidade de construir pontes que promovam uma troca cultural mais justa, como diz Conceição Evaristo. Com essa verba da NYU, organizo alguns eventos e tenho essa oportunidade.
-
Oct 24, 2024 |
www1.folha.uol.com.br | Djamila Ribeiro
Obaluayiê é o "senhor da terra". Essa divindade, comumente associada à cura e às doenças, carrega em sua figura uma conexão direta com a terra e com os ciclos da existência humana. Obaluayiê é um orixá de grande poder, frequentemente representado coberto por palhas que escondem seu rosto, simbolizando sua relação com o desconhecido, o segredo e o imaterial. O orixá das palhas também se relaciona aos processos naturais de vida e morte. Ele representa a renovação, ao mesmo tempo em que é inevitável.
Try JournoFinder For Free
Search and contact over 1M+ journalist profiles, browse 100M+ articles, and unlock powerful PR tools.
Start Your 7-Day Free Trial →