
Fabio Alves
Senior Writer at Estadão
Colunista do Broadcast e do Estadão. Escrevo sobre economia e finanças.
Articles
-
1 week ago |
estadao.com.br | Fabio Alves
Parece até simples o dilema que o Copom terá pela frente ao fim da sua reunião de hoje, conforme a maioria dos analistas: será a derradeira alta do atual ciclo de aperto monetário ou ainda haverá um último ajuste em junho? A taxa final da Selic ficará em 14,75% ou 15%? O desafio com que se depara o Copom é exatamente o mesmo de outras autoridades monetárias do mundo, que é avaliar quão inflacionária ou recessiva será a política de tarifas de importação adotada por Donald Trump.
-
2 weeks ago |
estadao.com.br | Fabio Alves
Nem chegou à metade, e a temporada de balanços do primeiro trimestre deste ano das empresas nos Estados Unidos já causou um choque entre os analistas — não pelos lucros ou vendas registrados no período, mas, sim, pelo crescente número de empresas que se recusaram a fazer projeções sobre os seus resultados nos próximos trimestres.
-
1 month ago |
estadao.com.br | Fabio Alves
Uma onda de otimismo está varrendo a Europa, como não se via havia pelo menos três décadas, depois que o Parlamento da Alemanha aprovou, na semana passada, uma reforma fiscal que deve injetar mais de € 1 trilhão em gastos com defesa e em investimentos em infraestrutura ao longo dos próximos dez anos. A expectativa é de que, como a Alemanha é o motor da economia europeia, o PIB de outros países da Zona do Euro vai receber um importante impulso, num efeito dominó.
-
1 month ago |
estadao.com.br | Fabio Alves
Até onde o Banco Central pretende subir a taxa Selic é o grande foco de atenção ao fim da reunião do Copom nesta quarta-feira, 19, uma vez que uma alta de 1 ponto porcentual, para 14,25%, já está sacramentada. Resta saber, no comunicado que acompanhará a decisão, qual será a sinalização para os próximos passos do atual ciclo de aperto monetário.
-
2 months ago |
estadao.com.br | Fabio Alves
O primeiro trimestre da economia americana sob o comando de Donald Trump caminha para ser uma desagradável dor de cabeça política: não somente vários analistas estão revisando para baixo o desempenho do PIB entre janeiro e março, como também muitos já estão atribuindo maior probabilidade de recessão nos próximos 12 meses. Um dos motivos é a incerteza sobre o que vai acontecer com a política econômica.
Try JournoFinder For Free
Search and contact over 1M+ journalist profiles, browse 100M+ articles, and unlock powerful PR tools.
Start Your 7-Day Free Trial →X (formerly Twitter)
- Followers
- 10K
- Tweets
- 17K
- DMs Open
- Yes

É surreal o número de empresas americanas que estão retirando “guidance” na divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre deste ano. Ontem, foi a vez da General Motors. Esse é o tema da minha coluna do Estadão de hoje: https://t.co/cqnBg5dXNT

O otimismo, enfim, voltou à Europa. Minha coluna de hoje no Estadão: https://t.co/JpoSlfyXAi

Acabei de ler “Pai contra mãe”, conto de Machado de Assis. Nunca li algo tão contundente na minha vida. Um soco no estômago. Machado dispensou a habitual ironia e entregou uma realidade crua e violenta. Chocado!