
José Manuel Diogo
Articles
-
Nov 17, 2024 |
www1.folha.uol.com.br | José Manuel Diogo
A frase tem impacto, não há dúvida. Um "fuck you" dito pela primeira-dama do Brasil a Elon Musk num evento internacional ressoa como um trovão. Mas impacto e estratégia não são a mesma coisa. E, talvez por isso mesmo, Janja não devia ter mandado Musk se f*. Primeiramente porque a frase transformou o debate em espetáculo. O tema —a desinformação e a irresponsabilidade das plataformas digitais— era sério e urgente. Mas o "fuck you" desviou os holofotes para o estilo, não para o conteúdo.
-
Nov 14, 2024 |
www1.folha.uol.com.br | José Manuel Diogo
Vivemos em uma era de paradoxos. A tecnologia avança, as informações circulam em velocidades inimagináveis, mas, enquanto isso, testemunhamos um retorno preocupante a formas de pensar que acreditávamos ter desaparecido. O radicalismo também é um vírus silencioso que torna as pessoas desapegadas da vida, conduzindo-as a uma espécie de "Idade Média interior". Esse fenômeno manifesta-se quando pessoas, diante das complexidades modernas, buscam refúgio em certezas absolutas e ideologias inflexíveis.
-
Aug 22, 2024 |
www1.folha.uol.com.br | José Manuel Diogo
Normalmente a notícia é ao contrário. A fila e a ansiedade ficam em Lisboa ou nos consulados portugueses no Brasil, que atendem aos muitos milhares de brasileiros que hoje vivem na esperança de poder ir morar na terrinha. Muitos dados oficiais confirmam essa tendência, refletida no aumento do número de voos comerciais entre os dois lados do Atlântico (mais de 150 por semana) e na percepção que sentimos falando com pessoas anônimas na rua.
-
Jul 21, 2024 |
www1.folha.uol.com.br | José Manuel Diogo
Como escrevi na semana passada na Folha, o atentado recente precipitou uma substituição inevitável na liderança democrata. Com Joe Biden fora da corrida, Kamala Harris assume o protagonismo e enfrenta o desafio de renovar a política americana.
-
Jul 15, 2024 |
www1.folha.uol.com.br | José Manuel Diogo
A política tem horror ao vazio. É preciso que um fato (o atentado) seja seguido por outro maior: trocar Biden por Kamala. Seria importante que esta segunda-feira (15) trouxesse uma boa notícia ao mundo. Os disparos da Pensilvânia, tal como a facada de Juiz de Fora, sublinham a crescente fragilidade das democracias modernas. O que agora aconteceu com Donald Trump (e antes com Jair Bolsonaro) são um reflexo inquietante da fraqueza das democracias frente à polarização e à violência.
Try JournoFinder For Free
Search and contact over 1M+ journalist profiles, browse 100M+ articles, and unlock powerful PR tools.
Start Your 7-Day Free Trial →