
Articles
-
6 days ago |
brasildefato.com.br | Nara Lacerda
Nos últimos anos, a utilização de agrotóxicos como armas químicas vem sendo observada como um elemento que, cada vez mais, potencializa os conflitos no campo brasileiro. Segundo o mais recente relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) sobre conflitos no campo, no ano passado mais de 17 mil famílias sofreram com intoxicações. Embora existam mecanismos de denúncia desse tipo de crime, a subnotificação e a impunidade são realidades constantes.
-
1 week ago |
brasildefato.com.br | Nara Lacerda
Os resultados de 2024 do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) mostram que o Brasil não avançou no enfrentamento ao analfabetismo funcional desde 2018. Três em cada dez pessoas com idade entre 15 e 64 anos se enquadram nessa categoria, o que corresponde a 29% da população. Esse percentual é o mesmo registrado em 2018. Para piorar, o analfabetismo funcional aumentou entre os jovens de 15 a 29 anos, passando de 14% para 16% no mesmo período.
-
1 week ago |
brasildefato.com.br | Nara Lacerda
A produção audiovisual do Brasil de Fato O rio só quer passar: tragédia climática no Rio Grande do Sul será exibida nesta segunda-feira (5) na programação do 10º Arquivo em Cartaz, em Porto Alegre. Com exibições em diversas partes do país, a mostra tem o tema Memórias da Terra Em Filmes de Arquivo: transformações ambientais, impactos e sobrevivências. Na capital gaúcha o evento ocorre em alusão ao marco de um ano da tragédia das chuvas.
-
1 week ago |
brasildefato.com.br | Nara Lacerda
O Brasil reafirmou a evolução positiva observada desde 2023 no índice global de liberdade de imprensa. Segundo dados da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), em 2025, o país deu um salto de 47 posições na comparação com 2022 e alcançou o 63ª lugar entre 180 nações. No ranking de 2024, o Brasil já havia subido dez posições.
-
1 week ago |
brasildefato.com.br | Nara Lacerda
O movimento recente observado entre crianças e jovens que demonstram desprezo pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) expõe uma realidade complexa, em que a ideia do que é ser trabalhador ou trabalhadora virou sinônimo de exploração, baixos salários, má qualidade de vida e convivência em ambientes tóxicos e precarizados. Essa é a percepção de especialistas ouvidos pelo Brasil de Fato sobre o fenômeno que cresce a cada dia e, até mesmo, transformou a sigla CLT em ofensa usada como xingamento.
Try JournoFinder For Free
Search and contact over 1M+ journalist profiles, browse 100M+ articles, and unlock powerful PR tools.
Start Your 7-Day Free Trial →