
Articles
-
1 week ago |
em.com.br | Sérgio Abranches
O noticiário sobre o tarifaço de Donald Trump tem se concentrado nos efeitos no mercado de capitais, em Wall Street, e nas importações de grandes empresas. Fala-se do impacto nos preços ao consumidor, inflação e recessão. Olha-se menos para a rua das pessoas comuns, dos pequenos negócios. A rua do capital financeiro é concentrada e poderosa. A rua das pessoas comuns cresce velozmente, sem poder. O encurtamento do mercado de trabalho leva ao autoemprego.
-
1 month ago |
sergioabranches.com.br | Sérgio Abranches
Companhia das Letras, 2020, Da geopolítica das grandes potências à crise climática, da pandemia de covid-19 à decadência da social-democracia, os eventos da última década são aqui interpretados sob o prisma da ciência política e da sociologia, com foco nos desafios da governabilidade e da governança durante as turbulentas metamorfoses estruturais que o mundo atravessa.
-
1 month ago |
sergioabranches.com.br | Sérgio Abranches
O setor elétrico brasileiro é obsoleto e a mentalidade da maioria dos que o controlam é arcaica. O sistema é velho e incompatível com a transição energética. Dificulta a energia distribuída e a descentralização energética. O lobby de hidrelétricas e termelétricas é dominante e ajuda a espalhar restrições às energias solar/fotovoltaica e eólica. Interrompe a transmissão dessa energia limpa, quando há sobrecarga do sistema desatualizado.
-
2 months ago |
sergioabranches.com.br | Sérgio Abranches
Há quarenta dias tomou posse em Moçambique o presidente eleito Daniel Chapo e ainda não pôde começar a governar. O candidato derrotado Venâncio Mondlane, de extrema-direita, copiando Donald Trump e Bolsonaro considerou a eleição fraudulenta e instigou seus apoiadores a tocar o horror no país. É a sua vingança. O país está sendo devastado, escolas públicas, hospitais, postos de saúde, prédios governamentais, rodovias e fábricas são vandalizados, saqueados e incendiados.
-
2 months ago |
sergioabranches.com.br | Sérgio Abranches
A robusta denúncia contra Bolsonaro e toda a sua cúpula — montada entre o início do governo e a reforma nos cargos palacianos em 29 de março de 2021— teve sinais antecedentes tão cristalinos que ultrapassam a categoria de indícios. Como a denúncia começa narrando fatos ocorridos em 2021, mas fixa-se nos eventos de 2022, vale relembrar todos os avisos de golpe dados por Bolsonaro em sua linguagem peculiar, entre 2019 e 2021.
Try JournoFinder For Free
Search and contact over 1M+ journalist profiles, browse 100M+ articles, and unlock powerful PR tools.
Start Your 7-Day Free Trial →X (formerly Twitter)
- Followers
- 38K
- Tweets
- 46K
- DMs Open
- No

RT @miriamleitao: Tarifa será linear por país e se somará à taxa atual. Brasil vê espaço para negociar e prepara lei para retaliar https://…

RT @GloboNews: .@miriamleitao: Brasil ainda acredita em negociação com EUA. Governo fortalece canais de diálogo, mas prepara retaliação cas…

Analiso em minha coluna o julgamento que aceitou a denúncia por tentativa de golpe contra Bolsonaro e seus generais https://t.co/dcG5EUG8j1