
José Cabrita Saraiva
Articles
-
Jan 15, 2025 |
sol.sapo.pt | José Cabrita Saraiva
Nascido em Lisboa em 1977, Pedro Sena-Lino chegou a pensar ser padre mas acabou por licenciar-se em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa. Publicou poesia, deu cursos de escrita criativa e, depois de uma passagem por Berlim, atualmente ensina Português em duas universidades belgas – Gante e Lovaina. Integrou, como bolseiro, o projeto Portuguese Women Writers e foi aí que encontrou uma carta de D. Filipa de Noronha, «a primeira namorada oficial de D.
-
Jan 14, 2025 |
ionline.sapo.pt | José Cabrita Saraiva
Detesto rótulos e chavões, e por isso ficava bastante irritado quando, durante a pandemia, alguém que questionasse a eficácia das vacinas ou dos confinamentos era automaticamente rotulado como ‘negacionista’. Na altura muitos achavam que colocar perguntas – quando os próprios cientistas eram afinal os primeiros a admitir que também andavam às apalpadelas – era algo quase tão grave e tão estúpido como negar o Holocausto.
-
Jan 10, 2025 |
ionline.sapo.pt | José Cabrita Saraiva
A controvérsia que se gerou em torno da sua trasladação para o Panteão de Santa Engrácia fez correr muita tinta e meteu pelo meio até uma intriga familiar. «Como é que é possível não perceberem que o Eça era exatamente contra este tipo de coisas?!», disse António Eça de Queiroz, bisneto do escritor, à Renascença. «Parece que não o leram! Não leram o que diz dos políticos? Ou o que disse do ‘panteonismo’ francês?».
-
Jan 8, 2025 |
sol.sapo.pt | José Cabrita Saraiva
Patrimóniodescentralização em cursoOs primeiros nove meses do consulado de Dalila Rodrigues no Ministério da Cultura ficaram marcados por reformas, exonerações e conflitos. A ministra assumiu desde o início uma postura ‘musculada’, sem temer a confrontação com alguns intervenientes do setor. Tratou-se de ‘arrumar a casa’ ou – como lhe chamou Daniel Oliveira, no Expresso – de um «ajuste de contas» visando figuras conotadas com o PS?
-
Jan 7, 2025 |
sol.sapo.pt | José Cabrita Saraiva
A Space X deverá lançar este ano o foguetão mais potente de sempre. Mas Musk não está sozinho. A Blue Origin, de Jeff Bezos, tambem está na corrida ao espaço. Porquê tanto esforço, talento e dinheiro investidos num campo de investigação cujos benefícios são tão remotos e duvidosos? O que andam as grandes potências a tramar? No primeiro dia de Janeiro, o novo ano é como a página inicial de um livro em branco que só a partir daí começará a ser escrito.
Try JournoFinder For Free
Search and contact over 1M+ journalist profiles, browse 100M+ articles, and unlock powerful PR tools.
Start Your 7-Day Free Trial →